Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por qualquer pessoa ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade. Ele é um software educativo de domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma BD (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição destas imagens. O som é um recurso extra oferecido para enriquecer a BD criada no computador.
Apartir deste software em paralelo com o conteúdo visto sobre Educação Fiscal na sala de aula com a professora Redja Geane, os alunos do 1º Contabilidade tiveram a grande experiência de pôr o conteúdo estudado na disciplina de Temáticas, práticas e vivências nas história em quadrinhos criadas por eles. Esta atividade foi administrada pela professora coordenadora do LEI 2, transmitido os conhecimentos de utilização do HQ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? É só comentar: