sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PREMIAÇÃO DA OLIMPIADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE





No período de 20 a 23 de outubro, estiveram na cidade do Rio de Janeiro, o diretor da escola Albert Einstein, o professor Cleudemarcos Lopes e os alunos, Sidnei Carlos e Benigno Filho, do 3º ano de informática para receber a premiação pelo trabalho audiovisual "Bum dos Agrotóxicos" vencedor da etapa Regional Nordeste I.
Em visita ao campus da Fiocruz, os premiados puderam visitar na manhã da quinta-feira o Museu da Vida, do Instituto Osvaldo Cruz,criado no início do século XX,o conjunto arquitetônico de Manguinhos, representado pela imponência de um castelo em arquitetura de estilo mourisco.

A tarde do segundo dia no Rio de Janeiro foi reservada para a Mostra de Vídeos com a apresentação dos trabalhos vencedores na Etapa Regional da Olimpíada, uma atividade integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. De Manguinhos todos partiram para a Lapa, bairro boêmio da cidade, onde está instalado o Cinema Nosso, projeto que une com criatividade alunos de escolas públicas que querem aprender a fazer arte, cinema e educação.

Emoção e alegria
A cerimônia de premiação nacional no auditório do Museu da Vida no dia 22 de outubro teve transmissão ao vivo pelo site da Olimpíada. A solenidade contou com a presença da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, a médica e pesquisadora em saúde pública, Dra. Maria do Carmo Leal; do coordenador geral de tecnologia de educação, do Ministério da Educação (MEC), Prof. Raymundo Carlos Ferreira Filho; de Maria Thereza Teixeira, assessora técnica na área de vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador do Ministério da Saúde; do secretário executivo da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), Carlos do Santos Silva; e da coordenadora nacional da Olimpíada, Cristina Araripe Ferreira, pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Acesse o BOLETIM INFORMATIVO DA FIOCRUZ no link http://obsma.blogspot.com/2010/10/experiencias-para-toda-vida.html

terça-feira, 31 de agosto de 2010

APRENDENDO COM INTERATIVIDADE

No período de 28  de agosto a 03 de setembro, os alunos da escola estarão interagindo com o professor do Laboratório de Informática respondendo uma enquete.
O objetivo desse trabalho é formar nos educandos a consciência para o uso das ferramentas tecnológicas na construção da aprendizagem, aliando-as futuramente às disciplinas da Base Comum, como subsídio para aplicação e fixação dos conteúdos.
Para acessar o link, os alunos devem ir no canto superior direito (ACESSE O LINK E DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE O LEI) e clicar no endereço correspondente. Ao responder as perguntas é só clicar em enviar.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Incrições no ENEM 2010


Dando seqüência aos trabalhos iniciados no mês de Maio quando cadastramos a totalidade dos alunos dos 3° ANOS dos Cursos de Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho no Curso O PONO NO ENEM 2010 do Jornal O Povo, a Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães realizou 100% de inscrições no ENEM 2010.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Povo no ENEM 2010


Durante o mês de maio a Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães , através do Laboratório Educacional de Informática (LEI) inscreveu no Curso O Povo no ENEM do Jornal O Povo e da Fundação Democrito Rocha 100% dos alunos dos 3° Anos dos Cursos de Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho.

Neste mês de junho os alunos se preparam para a Incrição no Exame Nacional do Ensino Médio ao mesmo tempo em que discutem e aprofundam os estudos dos Facículos disponibilizados pelo Jornal. No total são 16 fascículos com dicas e exercícios imprescindíveis para auqles que desejam ingressar na Universidade.

Inicío das atividades do Projeto Minha Terra 2010


A Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães deu início na última semana do mês de Abril as atividades do Projeto Minha Terra 2010. Farão parte do Projeto este ano os alunos de Temáticas, Práticas e Vivências (Projeto que compõe a grade curricular dos 1° Anos dos cursos de Informática. Segurança do Trabalho e Informática) e que desenvolvem o tema Resgate histórico.

Durante os dias 28 e 29 de abril os Professores Edneide Márcia e Tiago Guimarães (Disciplina de História), Cleudemarcos Lopes (Disciplina de Geografia) e Leonardo Cabó (Professor do Laboratório Educacional de Informática) deram os primeiros passos do Projeto.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Início das atividades 2010



Dar-se início neste mês de Abril de 2010 as atividades do Laboratório Educacional de Informática (LEI) da Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães.
Com o Projeto “O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) frente aos desafios da educação para o século XXI: Fios que tecem aprendizagem, profissionalização e protagonismo juvenil", o LEI busca possibilitar o uso do Laboratório como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento e enriquecimento curricular nas diversas áreas do conhecimento, buscando assim melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.